quarta-feira, 23 de julho de 2014

Lista de Presentes no Google Drive


Gente, hoje a minha dica é em relação à lista de presentes do Chá de Casa Nova. Como eu não vou casar este ano, não sabia muito bem como fazer. Afinal, estas listas tradicionais dos sites (Americanas, Leader, Camicado...) podem ser muito práticas, mas ao mesmo tempo, são muito formais e não é bem o que eu queria para o meu Chá. Além disso, me incomoda um pouco esta ideia de que você escolhe um item no site, mas na verdade, você está dando um valor "x" para o casal decidir no final, o que comprará no site.
Eu queria algo mais intimista, mais informal e ao mesmo tempo, organizado. Quero sim escolher o que preciso ganhar para a nossa casinha, mas também quero saber o que cada um escolheu como lembrança e sempre que olhar para aquilo na minha casa, lembrar da pessoa! <3

Foi então que, depois de pesquisar um pouco, descobri o Google Drive. Linkado ao Gmail, ele é uma ferramenta de compartilhamento de qualquer coisa: Apresentações de Power Point, pastas e sim, planilhas! Escolhi o modelo da imagem acima, que é basicamente um Exel. A diferença é que você pode compartilhar este arquivo com quem você quiser e estas pessoas podem editar a planilha, que é atualizada na mesma hora. Gente, entendam, isso aqui é uma dica pra VIDA! hahaha

Para facilitar, segue abaixo o passo a passo:

* Com seu e-mail aberto, clicar no quadradinho de aplicativos, e depois em "Drive" (Para quem não tiver e-mail do Gmail, pode entrar em https://drive.google.com/):

* Na página do Google Drive, clicar em "Criar" e escolher "Planilha":

Abrirá então uma planilha padrão do Exel, bem fácil e intuitiva de mexer.

Depois disso, fui montando a planilha, com as seguintes colunas:
1)" Nome do item" 
2) "Especificação". Cor, modelo e marcas recomendadas.
3) "Imagem de referência". Para ajudar na hora da compra.
4) "Valor médio". Ajuda bastante àqueles que não tem muita noção de preço.
5) "Onde Encontrar?" Algumas sugestões de lojas físicas ou online, para direcionar os convidados.
6) "Eu escolho este!"

Nesta última coluna, vocês verão que eu escrevi "Insira o seu nome aqui." nas lacunas.
E a ideia é esta mesmo. Os convidados olharão a lista e quando escolherem o que vão comprar, colocarão o seu nome nesta lacuna, que será automaticamente atualizada, mesmo que outra pessoa esteja visualizando-a ao mesmo tempo. E com isso, todas as outras pessoas já saberão que este item já foi escolhido e assim, você não ganhará presentes repetidos! \o/

Para compartilhar a planilha com seus amigos, basta clicar em "Compartilhar", no canto direito superior da tela. Abrirá a seguinte caixinha, onde você pode copiar o link e enviar para quem você quiser, ou já inserir o e-mail das pessoas, que o próprio site envia o convite:

Irei testar a minha planilha no próximo mês, quando vou enviar para as pessoas. Daí, posso contar do sucesso (ou não rs) que ela irá fazer. Mas confesso que estou bem feliz com o resultado final!
Sugiro, para quem queira fazer uma lista igual, que imprimam também algumas cópias das listas para as vovós ou tias que não possuírem acesso tão fácil à computador. Assim, elas podem escolher com calma e pedir para qualquer neto, sobrinho ou amigo que coloque o nome delas na lista online.

E vocês, gostaram da ideia? Se tiverem alguma dúvida, podem perguntar! ;)

Beijinhos,

6 comentários:

  1. ooii,amei o modelo da lista ,mas tenho duvida em relação as imagens.você colocou uma imagem normal e o programa já ajustou ao tamanho escolhido ou vc procurou uma imagem com tamanho especifico?
    Me explica ,pfv ?? :*

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica. Exatamente o que eu estava procurando.

    ResponderExcluir
  3. Olá! funcinou? as pessoas não toveram dificuldades pra abrir e preencher? ela atualiza automatico né? isso evitou presente repetidos?

    ResponderExcluir